CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

CIEAM participa de Seminário Internacional sobre Desenvolvimento na Amazônia

  1. Principal
  2. Notícias

22/03/2024

  • Evento é promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), nos dias 21 e 22 de março.
  • O debate visa contribuir para a formação de parcerias para o desenvolvimento econômico e social no território da faixa de fronteira amazônica.

O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) está presente no Seminário Internacional "Desenvolve Amazônia: a Política de Fronteira e a Bioeconomia na Amazônia Legal", promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

O evento que acontece nos dias 21 e 22 de março, visa promover o Programa Fronteira Integrada (PFI) e divulgar a Estratégia Nacional de Bioeconomia e Desenvolvimento Regional Sustentável - Programa BioRegio.

O objetivo é destacar essas iniciativas como ferramentas para o desenvolvimento sustentável e inovador na faixa de fronteira, com ênfase na região da Amazônia Legal.

O presidente-executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, está acompanhando o seminário, que também contou com a participação da conselheira do CIEAM, Rebeca Garcia, na mesa redonda sobre "A Bioeconomia como alternativa de desenvolvimento sustentável para a Amazônia (Sociedade, Inovação e Indústria)".


esq. para direita: O presidente do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, diretor geral do CBA, Márcio de Miranda Santos e o vice-presidente da FIEAM, Nelson Azevedo.

Interiorização do Desenvolvimento, Infraestrutura e Bioeconomia

Rebeca Garcia, empresária e conselheira do CIEAM, destacou a importância da Zona Franca de Manaus como modelo para levar o desenvolvimento ao interior da Amazônia. Ela ressaltou a necessidade histórica de investimentos em logística, infraestrutura e comunicação, bem como a relevância da tecnologia "super ciclo", que envolve inovação, biotecnologia e dispositivos conectados, para impulsionar a competitividade e a velocidade das indústrias.

“Estamos discutindo algo que era pra ter sido resolvido na década de 70, 80. A gente quer produzir na Amazônia. Esses debates são fundamentais em reforçar a necessidade dessa infraestrutura. É uma pauta que todos nós sabemos, infraestrutura, logística e comunicação é um grande gargalo na Amazônia. E a gente precisa, sim, enfrentar”, avaliou a conselheira durante sua participação.

O evento busca fomentar o debate e a formação de parcerias para o desenvolvimento econômico e social na faixa de fronteira amazônica, por meio da cooperação entre Estados brasileiros, países fronteiriços e instituições multilaterais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e o Banco Mundial. O foco é identificar oportunidades na bioeconomia amazônica que resultem em atração de investimentos, crescimento econômico, inovação e geração de emprego e renda.

Entenda Bioeconomia

A bioeconomia representa um setor estratégico para impulsionar o investimento e a inovação na faixa de fronteira, baseando-se em atividades econômicas que utilizam a biodiversidade de forma sustentável. Essas atividades promovem soluções inovadoras para o uso de recursos naturais, visando um padrão de desenvolvimento sustentável que beneficie tanto a sociedade quanto o meio ambiente, especialmente na Amazônia Legal.


Fonte: Comunicação CIEAM

Texto: Fabíola Abess

Fotos: Fernando Lemos

ascom@cieam.org.br

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House