CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Kassab não conversou com indústria sobre conversor digital, diz Eletros

  1. Principal
  2. Notícias

22/09/2016

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, não conversou com os fabricantes sobre uma proposta de oferecer aos consumidores que receberem conversores de TV digital gratuitos a opção de usá-lo como parte de pagamento de uma TV nova, segundo a Eletros, associação que representa as empresas do setor.

Em um evento na terça-feira (20.09), em Brasília, o ministro disse que a saída havia sido pensada pelo governo como forma de manter a obrigatoriedade de fabricação de televisores no país com o software Ginga, aplicativo brasileiro que permite a interatividade do telespectador no sistema de TV digital.

Essa exigência foi criada como contrapartida ao recebimento de incentivos fiscais da Lei de Informática, pelo programa Processo Produtivo Básico (PPB). A Eletros pede que essa exigência seja retirada. A alegação é que ela eleva o custo das TVs em R$ 50.

De acordo com José Francisco Alvarenga, coordenador setorial da linha marrom da Eletros, a ideia da troca do conversor por um desconto em uma TV nova havia sido feita já há algum tempo pela própria associação à Entidade Administradora da Digitalização (EAD), responsável pelo processo de migração da TV analógica para a digital no país. A proposta, no entanto, era que a opção fosse dada ao consumidor antes dele receber o conversor. Assim, ele poderia escolher entre receber esse equipamento ou ter um desconto. “O que percebemos é que o consumidor quer uma TV nova”, disse Alvarenga.

De acordo com Lourival Kiçula, presidente da Eletros, não há interesse em fazer a troca no modelo proposto pelo governo. “Imagina as redes de varejo recebendo isso, pra quem vai vender, quem vai se interessar?”, disse. Ele avaliou como positivo, no entanto, o fato de o ministro estar atento à situação.

A distribuição gratuita de conversores de sinal faz parte do programa de migração do sistema analógico para digital. A entrega é feita à população de baixa renda inscrita no cadastro único dos programas sociais, que inclui os beneficiários do Bolsa Família. Nas contas do governo, 12 milhões de conversores serão distribuídos no país. O custo é coberto pelas operadoras de celular que compraram, em 2014, licenças de quarta geração (4G) na faixa de 700 megahertz (MHz), atualmente ocupada pelas emissoras de TV.

Fonte: Eletrolar.com

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House