CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Índice de Confiança do Empresário Industrial atinge menor valor em cinco anos

  1. Principal
  2. Notícias

15/04/2014

O  Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI)  acentuou sua trajetória de deterioração em abril. É o que informa a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (15). O ICEI recuou 3,3 pontos comparativamente a março e 6,2 pontos em relação ao mesmo mês de 2013, atingindo 49,2 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o menor valor em cinco anos. O ICEI varia de 0 a 100 pontos e acima de 50 indica empresários confiantes.

"A falta de confiança desestimula o investimento e sinaliza que a indústria permanecerá com dificuldades para reencontrar o caminho de uma recuperação sustentada", destaca a pesquisa da CNI. Por porte de empresas, a falta de confiança foi generalizada, atingindo mais as pequenas (48,7 pontos) e as médias (48,6 pontos) e ficando mais próxima da linha divisória dos 50 pontos (49,8 pontos) entre as grandes empresas, mas, mesmo assim, demonstrando desconfiança.

A queda na confiança atingiu todos os segmentos industriais abrangidos pela pesquisa. Embora positiva, por estar acima dos 50 pontos, é baixa a confiança da indústria da construção em abril (50,9 pontos, contra 53 pontos em março). A indústria de transformação, informa a pesquisa da CNI, mostra "quadro claro" de falta de confiança, com índice de 48,2 pontos.

O ICEI de 23 dos 27 setores da indústria de transformação está abaixo da linha divisória dos 50 pontos e seis deles (veículos automotores, outros equipamentos de transporte, como aviões, navios e trens, máquinas e materiais elétricos, couros e artefatos, madeira e borracha) registram índices inferiores a 45 pontos. O gerente executivo de Políticas Econômicas da CNI, Flávio Castelo Branco, explica os motivos da baixa confiança dos empresários.

Apesar do recuo na confiança dos empresários industriais nas condições atuais da economia e da própria empresa, suas expectativas para os próximos seis meses são otimistas, com 53,3 pontos, além da divisão dos 50 pontos.

A pesquisa do ICEI foi realizada entre 1º e 10 de abril com 2.346 empresas de todo o país, das quais 889 são de pequeno porte, 901 médias e 556 grandes.

Fonte: Portal da Indústria

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House