CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Faber-Castell completa de 85 anos e comemora bom momento

  1. Principal
  2. Notícias

30/11/2015

A Faber-Castell, que mantém uma fábrica no Polo Industrial de Manaus, completa 85 anos de operações no Brasil e comemora o bom momento pelo qual a empresa passa. A subsidiária brasileira representa 40% do faturamento global da companhia, produz 1,9 bilhões de EcoLápis ao ano, emprega 2,7 mil colaboradores e exporta seus produtos para mais de 70 países. A empresa comercializa no Brasil mais de mil itens.

“Realizamos pesquisas e estudos constantes para aprimorar os produtos já existentes e também desenvolver outros. Um exemplo é a Linha Grip – uma linha de produtos de escrita com design inovador”, afirma Marcelo Tabacchi, Presidente da Faber-Castell Brasil.

“Outro destaque é a Canetinha Ponta Vai e Vem, que foi desenvolvida com base nas necessidades e expectativas de professores, pais e alunos, diagnosticadas em pesquisas realizadas pela empresa ao longo de três anos. O produto inédito do mercado traz uma tecnologia que impede que a ponta afunde, garantindo maior durabilidade. Estas canetinhas possuem, ainda, outros diferenciais como espaço para escrever o nome da criança – o que facilita a identificação do material”, completa Tabacchi.

Todos os produtos da Faber-Castell são fabricados com matérias-primas de qualidade comprovada, atóxicas e desenvolvidas para o uso infantil, testadas em laboratório próprio e aprovados pelo INMETRO, além de atenderem à legislação da União Europeia e às especificações dos órgãos competentes dos Estados Unidos.

Meio ambiente


Nestes 85 anos de atuação no Brasil, a empresa conquistou reputação em responsabilidade socioambiental. A Faber-Castell Brasil é a única empresa no mundo a trabalhar exclusivamente com madeira reflorestada certificada pelo FSC: este projeto teve início nos anos 80, na cidade de Prata (MG), onde a empresa fomentou o plantio para a produção de Ecolápis em terras devastadas e impróprias para a produção agrícola.

Ao todo, a Faber-Castell mantém em Prata 9.6 mil hectares, divididos em 10 parques florestais. Desse total, 3.1 mil hectares são de áreas de preservação permanentes e 6.5 mil de áreas plantadas com pinus caribaea, matéria-prima para a produção dos seus EcoLápis. Hoje, do total de 1,9 bilhão de EcoLápis produzidos por ano no País, 100% são de madeira certificada pelo FSC® (Forest Stewardship Council), principal órgão internacional na área de manejo florestal sustentável.

Em 2015, a Faber-Castell registrou um saldo positivo em relação à proteção climática. Um estudo científico realizado pela associação de inspeção técnica alemã TÜV Rheinland confirmou que as florestas da Faber-Castell no Brasil absorvem mais de 900 mil toneladas de carbono do que emite. Isto significa que elas retêm mais CO2 do que a empresa emite em todo o mundo. Ao contrário de outras empresas que apenas compensam suas emissões de carbono através da compra de créditos de carbono, a Faber-Castell é carbono neutro e contribui para a proteção climática.

Unidades


A filial brasileira conta com uma fábrica em Manaus (AM), uma em São Carlos (SP), e uma unidade de produção de mudas e operações florestais com industrialização da madeira em Prata (MG), onde mantém um projeto sustentável pioneiro no mundo, sendo a única empresa a plantar madeira usada na fabricação de seus lápis ecológicos.

Fonte: Portal Acrítica.com.br

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House