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Excesso de documentos é entrave nas exportações

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15/04/2014

Para os empresários brasileiros, a quantidade de documentos exigida pelos órgãos de controle alfandegário é excessiva e, além disso, a agilidade dos serviços deixa a desejar. O quadro foi revelado por pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o levantamento, o excesso de documentos foi considerado o principal entrave para exportar por 53,27% dos participantes. Em segundo lugar, ficou a baixa agilidade para análise da documentação, mencionada em 41,89% das respostas. Em terceiro, a demora na vistoria e inspeção, mencionada por 37,77%.

Os executivos ouvidos pela pesquisa da CNI também reclamaram da falta de comunicação entre os órgãos, apontada como um problema em 25,42% das respostas. Segundo eles, uma das consequências dessa falha é que muitos solicitam dados e documentação repetidos, fator indicado como problemático em 12,83% das respostas.

Receita Federal mal vista


O número médio de órgãos pelos quais o processo para exportação deve passar é 4,3, e a grande maioria das empresas (94,5%) contrata os serviços de despachantes para lidar com a burocracia. O órgão mais citado como tendo impacto negativo nas exportações foi a Receita Federal, em 46,11% das vezes, seguido pelo Ministério de Minas e Energia, com 40% das menções, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), citada em 38,3% das respostas.

"Pesquisas frequentemente colocam o Brasil como um dos países mais custosos para lidar com informações tributárias e outros tipos de burocracia", disse o economista Marcelo Azevedo, especialista em Políticas de Indústria da CNI.

Ainda de acordo com Marcelo Azevedo, em alguns setores da economia a quantidade de órgãos pelos quais o produto deve passar a fim de ser liberado para exportação chega a seis. "Já tem excesso individualmente. Você ainda soma vários órgãos e fica muito pior do que é", comenta.

Informações repetidas


Segundo o economista da CNI, a solicitação de informações e documentos repetidos também é um desestímulo significativo. "Preencher o mesmo dado para órgãos diferentes é ruim. Tem formulários em que você preenche o CNPJ dezenas de vezes. A comunicação entre os órgãos seria importantíssima. Mas se cada órgão simplificar e reduzir a exigência, já melhora bastante", comenta. Ao todo, a pesquisa da CNI divulgada neste ano ouviu 640 empresários no período entre 2012 e 2013.

Fonte: Diário do Nordeste


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